Oi!
Mais uma prova do concurso 2013/2014! Como os alunos costumam começar a estudar pelas provas mais recentes, achei melhor postar logo essa resolução. Mas agora voltarei a atender aos pedidos que deixei pendentes 😀
CMBH – Resolução – 2013/2014
CMBH – Prova Resolvida MAT – 613
Achei duas questões complicadas de explicar: 8 e 15
Questão 8) Eu poderia ter desenhado cada poliedro e contado o número de arestas, vértices e faces. Porém, acho que dificilmente uma criança conseguiria desenhar um dodecaedro ou um icosaedro de forma a conseguir contar cada estrutura na hora da prova. Assim, eu usei a relação de Euler. No entanto, não sei se alunos do 5º ano estão familiarizados com essa fórmula =(
Questão 15) Eu deduzi as fórmulas que convertem as unidades de temperatura. Não é um raciocínio simples e torna a questão longa, mas não consegui uma forma melhor de explicar esse assunto.
Caso alguém saiba uma resolução que seja mais adequada a um aluno do 5º ano (para essas ou outras questões) eu gostaria que entrasse em contato. Assim eu posso melhorar as resoluções e torná-las mais acessíveis as crianças, já que nem todas contam com os pais ou professores para orientá-las. É importante que consigam entender sozinhas, pois farão as provas assim 😀
As provas e gabaritos estão na aba de Provas Matemática. E não esqueça que português também é uma prova importante!
Bons Estudos!
bom dia!
a resolução da prova 2016/2017 não tem? 🙂
Abraços
É, Melissa, também estranhei essas questões. Na 8), também não tive como explicar sem buscar a Relação de Euler, mesmo sabendo que não está no programa; acho que o autor ‘viajou’.
Na 15) ainda consegui explicar qualitativamente só pelos gráficos, sem deduzir a relações de conversão.
Na questão 15 realmente é possível perceber que a alternativa E está correta só pelo gráfico. Mas para demonstrar que os valores das outras opções estão errados tinha que chegar a K = C + 273.
Só agora eu percebi que esqueci de tirar o “grau” do kelvin de todas as figuras haha 🙁