Informações – Concurso

4.3 (86.43%) 28 votes

Dados Relacionados ao Concuro de Admissão aos Colégios Militares

  • Conteúdo Cobrado no Concurso de Admissão

6º Ano:  Conteúdo Programático – 6 Ano

1º Ano:  Conteúdo Programático – 1 Ano

  • Bibliografia Recomendada

6º Ano:  Matemática – 6 Ano –  Portugues – 6 Ano

1º Ano:  Matemática – 1 Ano –  Portugues – 1 Ano

  • Concorrência – Relação Candidato/Vaga

Concorrência Colégios Militares: Candidato – Vaga

 

73 thoughts on “Informações – Concurso

  1. CLAUDIA ABRÃO BIASUZ

    OI
    POR QUE NÃO CONSIGO ABRIR AS PROVAS DE MATEMÁTICA? SÓ ABRE A PRIMEIRA DE BELO HORIZONTE E AS DEMAIS D´S COMO NÃO ENCONTRADA!
    AGUARDO RETORNO

    Reply
    1. melissatsp

      Olá Cláudia! Os links estavam com um problema devido a mudança de site. Acredito que agora você conseguirá abrir as outras provas! Por favor, teste e me avise caso ainda persista o problema!

      Reply
  2. mel

    Por favor! gostaria de saber o porquê que ainda não divulgaram as provas do CMR do ano 2016/2017 ensino fundamental e médio.

    Reply
  3. Cassiano Flores

    Olá Melissa! Meu nome é Cassiano, tenho 14 anos e pretendo estudar desde agora para fazer a prova do primeiro ano e ir para o CMPA, sou daqui de Porto Alegre, eu queria saber de uma coisa, na prova que irei fazer só vai cair Português e Matemática? Gostei muito do seu post obrigado desde já!

    Reply
  4. elizane farias da silva

    Oi Melissa, minha filha está no 5º ano, prestará o concurso em 2016 para o 6º ano, aqui em Manaus, você tem o modelo das provas, principalmente as provas mais atuais? Bjs.

    Reply
  5. Inês

    Obrigada Isabel. Eu não sabia que no CMR não há concurso para entrar no EM. Com certeza vocês tomaram a decisão certa. Desejo sucesso para seu no CMR.

    Reply
  6. Izabel furtado

    Inês, na verdade, ele demorou um pouco para aceitar repetir o ano. O que ajudou foi o fato dele ter frequentado uma banca de estudos de português onde tem vários alunos do CMR que viveram a mesma situação dele. Todos elogiaram muito o colégio e disseram que valeu a pena terem repetido o ano. O que percebo é que, como é um concurso muito difícil, parece que a regra é as crianças passarem na segunda tentativa. Assim, quase todos da sala estarão vivendo a mesma realidade da criança. Outra questão que nos levou a tentar novamente é que em Recife não há concurso para o ensino médio. Essa era a única oportunidade que teríamos dele estudar no CM. Boa sorte para sua filha!!!
    Izabel

    Reply
  7. Inês

    Parabéns Izabel pelo sucesso do seu filho e por você apoiá-lo nessa decisão. A minha filha passou pela mesma situação, mas ela decidiu que não valia a pena repetir o ano para estudar no CMRJ. Colocamos então, ela em um colégio forte e em 2018 se ela decidir tentar o concurso no Ensino Médio estaremos com ela nessa jornada.

    Reply
  8. Izabel Furtado

    Melissa,
    Acompanho o seu blog desde o ano passado e queria deixar aqui registrado toda a admiração e o MEU AGRADECIMENTO A VOCÊ. O meu filho, Mateus, tentou o CMR em 2014, passou, mas não ficou no número de vagas. Assim que saiu o resultado, me desfiz de todo o material, e disse que nunca mais passaria por um processo como esse,já que o resultado tinha sido um pouco frustrante. Alguns meses se passaram e vi um comentário no seu blog de um pai questionando se seria válido repetir o ano e tentar novamente o Colégio Militar. Aquela conversa entre pais e você me fez repensar a nossa decisão. Mais uma vez, peguei quase todas as provas que você disponibiliza e começamos todo o processo. Hoje, estou escrevendo para dividir a minha alegria,porque, ontem, saiu o resultado da prova de português e o meu filho foi aprovado. Pelos resultados das duas provas, ele passou em 19º lugar!!, Queria deixar esse testemunho para os outros pais,que desanimam na primeira tentativa. Foram dois anos de muita dedicação, mas valeu ter insistido porque sei que o meu filho não só terá um ensino de alto nível, mas o colégio estará formando um cidadão.
    Obrigada,
    Izabel

    Reply
  9. Carla Portela

    melissa,eu vou i prestar o concurso proximo ano, para o 9 ano eu tenho 14 anos gostaria que voce me envia-se as provas do proximo ano <pra mim estudar, por que eu não sei o que cai me explique por favor eu sou d brasilia obrigada!?

    Reply
  10. Cássia

    Olá Melissa, minha filha fará o concurso para o CMSM para ingresso no 6° ano. Você sabe me informar o ponto de corte para a prova de matemática? E se eles divulgam o número de inscritos? Como consigo essas informações, se você não souber. Atenciosamente Cássia Cabeço. Ah! e muuuuito obrigada pela sua dedicação e preocupação com essa meninada, sua página é maravilhosa e entro nela tooodos os dias. tudo de bom!!!

    Reply
  11. Vania

    Primeira vez que entrei .
    Muito bom seu esse trabalho desenvolvido por você Melissa.
    Continue…

    Reply
  12. Mario Bertuol

    Olá Melissa! Gostei do blog. Vou começar a preparar minha filha para o concurso do CMCG. Queria saber se o livro Matemática para vencer é bom. Abs

    Reply
  13. Rosi

    Por favor, alguém tem as provas de matemática e português e gabaritos do 6 ano?

    Reply
  14. Paulo

    Olá Melissa. Venho acompanhando o seu trabalho nesse blog e tem sido muito proveitoso para a jornada de meu filho, que só tem 9 anos mas que já está na luta. Ele faz preparatório em Manaus e estuda comigo nas horas vagas. Tento manter horários para o mesmo se divertir pois é uma criança. Qualquer que seja o resultado, tem sido fantástico, tanto para ele e especialmente para mim. Pois acompanhar a evolução de seu filho não tem preço.
    Claro que todos queremos a aprovação de nosso pupilos, mas não devemos forçar demais pois nossas expectativas e frustrações podem atrapalhar. Aproveitem. Pena que vejo poucos pais aqui.

    Reply
  15. Laura M.

    Oi Melissa, estou pensando em ingressar no colégio militar. Gostaria muito de uma ajuda em informações e de como funciona o sistema. Esse for possível você der umas dicas.

    Reply
  16. Ana Paula

    Bom dia. Moro em Manaus. Meu filho fará o PS para o CMM esse ano e gostaria de saber como poso conseguir as provas e gabaritos? E também a relação de livros sugeridos? Obrigada

    Reply
  17. Shirley

    Boa noite!!

    Olá!! Estou entrando nessa jornada também, só que meu filho vai cursar o 4 ano agora, e tem apenas 9 anos, mas, já conversamos muito sobre o assunto, ele quer fazer. será que está cedo para falar isso com ele agora?

    Reply
  18. Izabel furtado

    Olá!! Vou falar um pouco sobre a minha experiência de mãe. O meu filho tentou o militar agora em 2014. Infelizmente, ele não passou no número de vagas, mas fIcou entre os 100 primeiros de 1.700 crianças. Ele estudou bastante e fez um curso preparatório, ou seja, conhecimento ele tinha demais, porém, faltou maturidade na hora de fazer a prova. Como sabia muito, fez as provas muito rápido e não teve paciencia para conferir tudo. Apesar de não ter passado, e de eu ter sofrido muito, porque tinha receio de que ele se frustrasse, acho que a experiência valeu muito. Ele adquiriu o hábito de estudar diariamente e viu que para se conseguir o que deseja tem que batalhar muito. Na verdade, eu, como mãe, sofri mais que ele!! Desejo Boa sorte ao seu filho e, mais uma vez, agradeço ao blog pelo apoio dado aos pais e filhos que estão nessa jornada rumo ao colégio militar!!!

    Reply
  19. Michele Cunha

    Bom dia, Melissa!
    Meu filho tem uma admiração pelo CMPA e me pediu para fazer a prova. Ele irá cursar em 2015 o 5° ano EF. Porém cada vez que faço o download de uma prova, para começar a me familiarizar com o conteúdo para poder ajudá-lo, quase arranco os cabelos de pavor! Talvez seja exagero de mãe, mas acho essas provas elaboradas demais, levando em consideração que os candidatos são apenas crianças!! Mas enfim, com a tua experiencia (e também de outros pais aqui no blog), preciso de ajuda para saber por onde começar! Ele já faz Kumon há uma ano e meio. Estou também pesquisando sobre preparatórios, porém me parte o coração colocar um menino de 10 anos em uma rotina tão puxada de estudos! Se alguém que já passou por isso puder me ajudar! :o)
    A propósito, parabéns pela tua dedicação em ajudar o próximo! E obrigada pelo espaço que tu manténs para troca de ideias e divulgação de material! Vou ser frequentadora assídua do teu blog neste ano!!! :o)

    Reply
  20. Giovanni Falieri

    Olá Melissa!!! Tudo bem! Finalmente…. Faltam 6 dias para a prova de português da 2° etapa do colégio Militar de Belo Horizonte…. Se vc puder me dê algumas dicas de como arrasar na prova e passar no colégio???? Obrigada…

    Reply
  21. Gabriela

    Boa tarde, Melissa!

    Você como ex-aluna do CMRJ e com a experiência que tem, acha que vale a pena repetir o ano para estudar no CMRJ?

    Reply
    1. Melissa Post author

      Oi Gabriela!

      É uma decisão muito pessoal. Eu repeti o 1º ano do ensino mério para entrar no CMRJ. E para mim valeu muito a pena 😀

      Reply
  22. Jorge Martins

    Melissa, voce poderia criar um link para contribuições e doações pelo seu trabalho. Afinal quem se beneficia com o seu apoio precisa ter um canal de reconhecimento concreto com qualquer quantia… Agradeço mesmo que eu vá contribuir apenas com um valor que, isolado, poderia se dizer insignificante diante de seus méritos!
    Obrigado, de novo: Jorge Martins (pai de candidata em Belo Horizonte-MG)

    Reply
    1. Melissa Post author

      Oi Jorge!

      Eu compreendo o seu desejo. A maioria das pessoas que frequentam o blog são como você, pais de candidatos, adultos, trabalhadores e que também gostariam de contribuir com algo que os beneficia. Acredito que as pessoas conscientes se sintam assim mesmo. É natural querer fazer a nossa parte.

      Se eu precisasse de apoio para realizar algum projeto para o blog não hesitaria em tentar reunir interessados em participar, pois não vejo problema nisso. Eu mesma tento contribuir com iniciativas que acho interessantes. Mas no momento eu não acho justo usar o blog como veículo para arrecadar dinheiro ou algo do tipo, mesmo que voluntariamente.

      Eu não tenho muito tempo para investir no blog. Então se eu não posso reverter as contribuições para o crescimento deste trabalho não acho certo destiná-las para o meu uso pessoal.

      Hoje eu tenho uma vida bem confortável e eu não preciso de nenhum retorno material do que eu faço aqui. Eu é que estou reconhecendo e retribuindo as oportunidades que eu tive.

      Eu já usufruí do tempo e dinheiro daqueles que há muitos anos investem em mim: meus pais, os colégios e curso que me ofereceram bolsa de estudos, o CMRJ e a UFRJ que apesar de gratuitos sobrevivem do dinheiro de toda a população. Todos os que frequentam esse site financiaram a minha educação de alguma forma e guardar o que eu sei só para mim não faz sentido, pois o mérito não é só meu.

      Quem se beneficia do blog e quer colaborar pode passar para frente o que aprendeu e aproveitou deste espaço. Compartilhando, divulgando e indicando para quem não conhece e pode precisar. Eu também aceito de bom grado as provas antigas que me mandam.

      O retorno que eu tenho daqui é a interação com quem vem dividir suas experiências, problemas e conquistas. No futuro seria ótimo expandir o estudar e conquistar. Nesse caso, se for necessário, eu ficaria feliz em receber o auxílio de vocês.

      Reply
    2. vania

      Jorge boa tarde, eu também sou mãe de candidato do CMBH. Gostaria de saber sua filha passou??? O meu filho foi aprovado e não classificado, mas este anos vamos continuar tentando…
      Outra coisa!? Você percebeu que mais de 70% dos alunos classificados são repetentes? Qual sua opinião?

      abraço.

      Reply
      1. Izabel furtado

        Vânia, adorei o seu comentário sobre fazer novamente a prova do militar. O meu filho tentou, saiu-se bem, mas também não passou no número de vagas. Logo que saiu o resultado, o meu pensamento foi de nem cogitar que ele tentasse novamente. Com o passar dos dias, estamos pensando em, novamente, iniciar os estudos rumo ao militar. Assim como você, percebi que vários candidatos que passaram já tinham feito a prova anteriormente. Acho que um ano pode fazer a diferença em relação à maturidade dos candidatos, especialmente na prova de português, que tem basicamente interpretação de texto. Quanto a valer a pena, ou não, repetir o ano, ainda não tenho opinião formada. Assim, gostaria de ouvir outros pais sobre esse assunto.

        Reply
      2. vania

        Olha, este ano eu não vou coloca-lo em cursinho, achei melhor contratar um professor particular e estou apostando todas as fichas…
        No ano passado foi muito puxado a rotina de levar e buscar no cursinho, mas não vamos desistir.
        Em relação a repetir o ano no caso dele (meu filho) que quer ser medico, eu acho que vai valer a pena pois vejo muitos candidatos que ficam de dois á três anos tentando o vestibular para medicina e os alunos do CMBH já saem preparados para enfrentar a concorrência absurda que é prestar vestibular para medicina.

        Boa sorte e espero que nossos filhos se encontre no CMBH.

        Reply
  23. Áurea Paiva

    Estou precisando do gabarito da prova de português cmm 2013/2014, para fazer a coreção da prova.Se puder arrumar fico agradecida . Bjs

    Reply
    1. Melissa Post author

      Oi Áurea. Infelizmente o CMM não liberou os gabaritos de português do concurso passado 🙁 Caso eu consiga ter acesso a eles, disponibilizo aqui no blog.

      Reply
  24. Maria Inês

    Boa tarde, Melissa!

    Hoje saiu o resultado da prova de matemática. A minha filha passou para a 2ª fase. Estou muito feliz e quero dividir com você, pois você é também responsável por essa vitória. Foi através do seu site que conheci a fundo como é, como funciona, e como são as provas dos colégios militares do EB. Você faz parte desta conquista. Ajudou a tirar tantas dúvidas que ela e eu tínhamos. Com isso cresce a cada dia a esperança de alcançar uma vaga no CMRJ. Nosso
    muito obrigado a você.

    Reply
    1. Melissa Post author

      Oi! Que ótimo que ela passou!

      Que bom saber que essa troca e informações aqui pelo blog está gerando resultados. Mande notícias do resultado de português também!

      Parabéns para ela! Grande vitória 😀

      Reply
  25. Maria Inês

    Melissa,

    Você tem razão em cada palavra que escreveu nessa mensagem. A minha filha está estudando para fazer a prova. Converso muito com ela quanto a possibilidade da vitória ou da frustração em
    relação a prova do CMRJ. Pois a concorrência é grande para o número de vagas. Ela está preparada para as duas possibilidades.

    .

    Reply
  26. anna izabel furtado

    Sinto-me aliviada em saber que essa preocupação é comum a outras mães. Estava muito angustiada e queria dividir com alguém que já viveu isso porque as pessoas que não estão vivenciando essa experiência não entendem alguns sentimentos que vivemos: culpa, remorso, medo de frustrar a criança, expectativa. Claro que, no final, a experiência é muito válida, pois a criança e os pais ficam mais maduros depois dessa jornada. Gostaria de agradecer mais uma vez a Melissa pelo espaço e às mamães que deixaram seus comentários.

    Reply
    1. Melissa Post author

      Fico feliz em saber que pudemos ajudar! 😀 Depois das provas pais e filhos terão o merecido descanso e tudo isso vai passar.

      Reply
  27. Física Interessante

    Desculpe me intrometer na conversa, Anna Izabel e Melissa, mas compartilho das mesmas preocupações e não podia deixar de agradecer a resposta da Melissa, muito ponderada, como sempre.

    Reply
  28. Anna Izabel Furtado

    Melissa, o meu filho está se preparando para a prova do CMR. Além de fazer um curso preparatório, ele ainda resolve muitas questões de concursos anteriores com o meu marido. Estou muito angustiada porque acho que está sendo muito cansativo e não estou sabendo avaliar até onde podemos cobrar tanta dedicação de uma criança .Queria ouvir um pouco de você sobre a sua experiência na preparação para esse concurso e como devemos lidar com essa situação. Eu já vivi essa experiência de concurso, graças a Deus obtendo êxito, mas, como mãe de um pequeno concurseiro, estou um pouco perdida. Obrigada!!

    Reply
    1. Melissa Post author

      Oi Anna! Esse é um assunto delicado, né?

      Quando eu fiz o concurso para o 6º ano, estudava em um colégio pequeno no meu bairro e não tinha condições de fazer cursinho. Meus pais tentaram me fazer estudar em casa, mas não deu certo.

      Eu até gostava de fazer as questões, pois eram difíceis e eu me sentia inteligente por resolver algo que estava muito além do que eu via na escola, mas depois de um tempo estudando eu enjoava e queria ler e fazer outras coisas. Nunca me fizeram estudar além do que eu estava disposta. Daí eu obviamente não passei 😀

      Aos 10 anos era difícil compreender essa dedicação pra fazer um concurso. A maioria das crianças faz a prova para atender as expectativas dos pais, já que a noção de uma boa educação ou as consequências disso no futuro delas não é uma preocupação dessa idade, e talvez nem deva ser.

      Por que então eu incentivo aqui no blog esse tipo de prova e ritmo de estudo se nem eu mesma vivi isso? Acredito que só os pais conhecem os próprios filhos e podem determinar que tipo de educação e limites eles devem ter. Além disso, eu conheci no próprio colégio militar crianças de 10 e 11 anos muito maduras que desejavam estudar lá e tinham total consciência do que estavam fazendo. Então eu acho que essas crianças merecem a oportunidade de ter um bom material e acesso a preparação.

      Na minha opinião, a preparação para o concurso é negativa quando a criança acredita que a prova vai determinar o futuro dela, que disso depende a admiração dos pais ou que o resultado vai mostrar se ela é inteligente ou não. Esse tipo de ansiedade já é ruim quando somos adultos, mas pelo menos podemos tomar as nossas próprias decisões.

      Eu não tenho filhos e infelizmente tenho pouco a te dizer sobre como lidar com uma criança nessa situação. Na minha concepção, já que fui criada assim, o ritmo da criança deve prevalecer. Eu não vejo razão para colocar muita expectativa nessa fase da vida, mas a minha visão não é uma verdade absoluta e a minha realidade e necessidades podem ser muito diferentes das suas, por exemplo.

      É ótimo ser aprovado e desfrutar das conquistas envolvidas. Mas o mais importante é incentivar o estudo como busca de conhecimento, para nos tornamos pessoas mais tolerantes, mais capazes de influenciar o mundo e de fazer boas escolhas. O seu filho já conta com o necessário para guiar a infância dele: pais presentes, que se importam e desejam incentivar a sua educação. Acho que nada influenciará mais nessa fase do que isso. Não importa se ele estudará no CMR ou em outro lugar, ele com certeza tem tudo pra ser uma criança feliz, estudiosa, saudável e que terá muitas oportunidades na vida.

      Tendo isso em mente eu acho muito saudável fazer concurso desde cedo. Essa experiência quando criança não me trouxe resultados imediatos, mas me ensinou a lidar com sucessos, fracassos, competição, dedicação e disciplina. Eu comecei fazendo provas aos 10 anos e nunca mais parei. Fiz de tudo, várias vezes. Esse processo foi importante para que eu adquirisse condições de passar pro CMRJ aos 15 anos, no vestibular e para ter o meu emprego. Nesse caminho eu fui reprovada em 90% dos concursos que prestei e tudo bem! Provas são assim mesmo.

      Eu não sou profissional da área de educação e a última vez que eu lidei com crianças da idade do seu filho foi quando eu mesma era uma, então é muita responsabilidade me meter nesse assunto. A minha real experiência com o concurso do militar foi para o 1º ano do ensino médio e nessa fase a realidade é totalmente diferente. A maioria dos adolescentes que se candidata e passa estuda sozinho e por vontade própria, então os obstáculos são de outra natureza.

      Não sei se tudo isso foi de alguma ajuda. O seu próprio filho pode ter a solução. Ele tem alguma opinião sobre o ritmo de estudo dele? A prova já está próxima e talvez seja uma boa oportunidade de vocês discutirem como serão esses últimos dias. Talvez seja possível diminuir um pouco o ritmo para ele não sentir tanto o peso da prova chegando. Mas eu tenho certeza que ele irá passar por isso muito bem. Boas provas para ele!

      Desculpe o tamanho do texto. Provavelmente eu acabei fugindo do assunto da sua pergunta também 🙁

      Reply
      1. Anna Izabel Furtado

        Melissa, a sua resposta me tocou profundamente e servirá de reflexão!! Queria agradecer pela atenção dada e pelo trabalho que você está desenvolvendo, pois serve de incentivo a muitas crianças. Você é, realmente, uma pessoa especial!!

        Reply
      2. Vânia

        Eu também fiquei pensativa… As vezes fico pensando se esta busca desenfreada pelo sucesso com apenas 10 anos é justa? Sem falar que quem tá buscando o sucesso é nós (os pais), pois como a Melissa ssabiamente registrou aqui.

        Reply
        1. Melissa Post author

          Obrigada pela participação 😀

          Os pais procuram dar uma educação melhor para os filhos e isso é totalmente compreensível, né? Mas há outras coisas importantes e diversas oportunidades ao longo da vida, então não há motivos para que um concurso se torne uma experiencia ruim 😀

          As crianças fazem o melhor que podem e o resultado, seja qual for, é sempre uma boa experiência.

          Reply
  29. vania

    Eu preciso saber pois o dia da ambientação também é o dia de uma prova aqui na cidade de um excelente colégio que da 50% de bolsa. Eu te agradeço 😉

    Reply
    1. Melissa Post author

      Ah sim, entendi! Seu filho fará para o CMBH, certo? No edital do CMBH não diz nada sobre a ambientação, além do dia e horário, e no manual dos outros colégios diz que recomenda-se comparecer, mas nao é obrigatório.

      É que no dia da prova (de qualquer concurso) é muito normal ter candidatos que não acham o local da prova, que não sabem que não podem levar relógio digital, que não sabem como preencher o cartão, que são eliminados por não assinarem o cartão ou por identificarem as redações. Há quem, na hora da prova, se dê conta de que a caneta não funciona e aí não pode pedir emprestado. Enfim, acontece uma série de coisas por mais que tudo isso esteja explicado no edital.

      Pra evitar essas situações, principalmente com crianças, eles provavelmente fazem essa adaptação para colocar tudo isso em ordem. Mas quando o candidato já fez outros concursos ou tem consciência de como as coisas vão acontecer, aí não faz muito sentido ir.

      Claro que cada pai conhece o próprio filho e deve determinar se vale a pena ou não ir. Antigamente não tinha e nunca me fez falta, mas poderia ter evitado problemas para outras pessoas.

      Reply
      1. Jaqueline Leopoldo

        Melissa,
        Em resposta ás dúvidas da Vania, posso dizer que a ambientação não é obrigatória e que todo o treinamento ocorre para que seja o mais parecido com o dias da prova. Penso que sendo assim, não será permitido sair antes do horário previsto.Recomento que a Vania passe todas as instruções para o filho, como preenchimento de gabarito, o que pode e o que não pode…No dia do concurso tem placas sinalizando onde ficam as salas , lista com o nome e sala dos candidatos , deve-se chegar cedo para evitar stress e correria…Mas ela poderá tentar uma autorização( com antecedencia) , junto ao colégio, para que o candidato possa sair antes do termino da ambientação.

        Reply
  30. vania

    Oi Melissa, em relação a Ambientação para os candidatos um dia antes da prova como que é? É somente para conhecer e pode sair quando quiser ou tem todo um protocolo com normas etc… ?

    Reply
    1. Melissa Post author

      Oi vania! Eu nunca fui a uma dessas ambientações, na época em que eu fiz o concurso isso não existia ainda.

      Que eu saiba o objetivo é mostrar as crianças onde será a sala da prova, conferir os dados e documentos e ensinar a preencher o cartão resposta para que isso não gere dúvidas no momento da prova. A maioria das crianças e adolescente nunca fizeram um concurso e nem sempre sabem como funciona.

      Acho que a ambientação não é obrigatória, mas não sei te dizer se pode sair a qualquer momento se o candidato optar por ir.

      Vou tentar saber como funciona para poder informar melhor nos concursos futuros 🙂

      Reply
  31. Maristela

    Melissa, gostaria de agradecer e parabenizar pela qualidade do site, bem como pelo compromisso de informação e do conhecimento. Nossa!!! Você não tem noção de quanto facilitou nossas vidas! Meu filho vai tentar 40 vagas oferecidas para 6 ano pelo CMF. E eu estou igual a mãezinha Inês, na torcida e tenho fé que ele conseguirá. Que Deus te abençoe! Um forte abraço e sucesso. 😉

    Reply
  32. Inês

    Melissa, obrigada pela sua dedicação em informar, divulgar e ajudar todas as pessoas interessadas no concurso de admissão aos Colégios Militares. Foi através do seu site que minha filha conheceu melhor o processo de admissão. Tudo isso a incentivou a estudar mais
    e com garra para tentar uma das 45 vagas oferecida pelo CMRJ. Tenho fé que ela conseguirá.

    Inês/Tijuca

    Reply
  33. nubia oliveira

    io melissa , muito obrigada por essas resposta vai ajudar muito meu filho , parabéns .Gostaria das repostas dos anos de 2008/2009 e 2009/20010.do cmf

    Reply
    1. Melissa Post author

      Oi Nubia! Eu estou fazendo as provas do CMB e CMSM 2013/2014 para deixar todas as provas do último concurso prontas. Só após essas é que vou poder fazer as que você pediu.

      Se você tiver dúvida em alguma questão em especial, aí você me manda, pois a resolução da prova completa ainda deve demorar um pouco.

      Reply
  34. Andrea

    Ola Melissa, meu sobrinho está estudando para o CMB, gostaria se possível resolver as provas de 2012/2013 e 2013/2014. Caso ñ tenha a última prova posso enviar pra vc, já a de 2012/2013 ñ consegui. De antemão muito obrigada pelas resolução das provas, pois tem ajudado muitíssimo.

    Andréa.

    Reply
    1. Melissa Post author

      Oi Andrea! Eu realmente não tenho essas duas últimas provas. Seria ótimo se você pudesse me enviar a de 2013/2014! Eu resolveria com muito prazer 😀

      Reply
  35. Tania Canova

    Melissa, meu filho irá fazer a prova para ingresso no CMR desse ano.Estamos admirando muito seu trabalho. Agradecemos pelas várias informações úteis adquiridas aqui no seu blog. Ele tem resolvido as provas anteriores postadas por você, está fazendo preparatório e está confiante.

    Reply
    1. Melissa Post author

      Oi Tania!

      Obrigada pelas palavras! Fico feliz que ele esteja aproveitando as informações. Muito sucesso pra ele, pois está no caminho certo 😀

      Reply
  36. naira

    melissa,minha filha vai prestar o concurso esse ano para o sexto mano ela tem 10 anos gostaria que voce me envia-se as provas desse ano que passou para ela estudar. por que eu não sei o que cai me explique por favor eu sou do rio de janeiro

    Reply
  37. Maria Inês

    Melissa, desejo que você coloque as resoluções das provas do 6º ano/CMRJ/2013-2014.
    Minha filha em 2014 irá fazer as provas. Obrigada

    Reply
  38. fisicainteressante

    Muito bom, Melissa. Ano que vem, minha filha deve prestar essa prova p/ o 6o. ano. Até lá, vamos nos preparando, atentos ao teus posts. Muito obrigado pelo teu trabalho.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *