O retorno?

By | 14 de fevereiro de 2022
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Olá!

Apesar dos últimos posts datarem do fim de 2017, mantive este blog ativo de fato só nos anos de 2013 e 2014. Nessa época, estava passando por anos desafiadores, nos quais estava em casa ajudando nos cuidados do meu pai e meu passatempo era resolver questões de matemática, física e química em fóruns.

Com frequência as pessoas buscavam resoluções de provas que já estavam totalmente publicadas na internet, em sites de cursinhos e similares (Atualmente, com o youtube e as demais redes sociais acredito que essa divulgação seja maior ainda). Mas eu não encontrava a mesma disponibilidade de provas dos colégios militares. Por isso resolvi criar o blog com esse foco, pois era um material mais difícil de encontrar.

Em dez de 2014 me mudei para outra cidade para trabalhar e desde então me mudei de novo, casei e tenho uma filha de 2 anos. Nesse período retornei algumas vezes, postei duas provas, atualizei outras, respondi a alguns comentários, mas nunca voltei de fato.

Agora eu gostaria de voltar, mas não sei se devo.

A minha ideia com o blog sempre foi compartilhar conhecimento de forma gratuita, para ajudar quem não teve oportunidade ou facilidade de estudar matemática como eu. Vi essa chance de auxiliar através da resolução das provas dos colégios militares.

Eu entrei no CMRJ através de concurso, na UFRJ por concurso e obtive meu emprego através de concurso também. Porém, não concordo que concursos públicos, principalmente para crianças, sejam uma boa forma de seleção. Na realidade crianças não deveriam ser selecionadas para determinar quais terão acesso à uma educação de qualidade. Mas sei que é a realidade de instituições, como os colégios militares, que não tem vagas disponíveis a todos.

Passei para o CMRJ no 1 ano do ensino médio, mas tentei também aos 10/11 anos entrar no ensino fundamental, além de participar de seleções para os colégios de aplicação e Pedro II. Eu cresci em um lar de concurseiros, pois esse foi o caminho que meus pais trilharam para construir e ajudar suas famílias.

Achava natural fazer provas, sendo de concurso ou não. Gostava de resolver questões pelo desafio. Mesmo assim, aos 10 anos eu não me preocupava muito em passar ou em como isso poderia impactar no meu futuro. Não fiz cursinho e me lembro de uma apostila enorme que minha mãe comprou que tinha de tudo um pouco do conteúdo da prova. Eu raramente queria sentar e passar muito tempo estudando aquilo, queria sair para brincar. E a maioria das crianças é assim.

A responsabilidade da infância é brincar, elaborar habilidades sociais, emocionais e ainda que seja uma fase importante para desenvolver o raciocínio lógico e linguagem não é necessário que isso seja estimulado por meio da resolução de inúmeras questões de matemática e português a um nível em que a performance, ou seja, resolvê-las de forma impecável no menor tempo possível, seja mais relevante que o conhecimento adquirido.

Fazer várias questões em um determinado tempo, como nos concursos, tem mais a ver com treinamento do que com inteligência. Essas questões não avaliam o domínio de um determinado assunto. As várias “pegadinhas” armadas nas questões estão ali para provocar o erro da maioria, caso contrário, muitos acertariam as questões e o objetivo de separar poucos aprovados não seria atingido. É totalmente possível ser capaz de entender e aplicar conceitos matemáticos (ou de outras disciplinas) e ir mal em uma prova de concurso.

Talvez eu tenha me perdido na ideia desse post, mas a questão é que hoje eu questiono de que forma contribui para as pessoas o material que eu criei e divulguei aqui, principalmente o material voltado para o acesso ao 6 ano. Esse material é usado para só treinar crianças para fazer uma prova desproporcional para essa idade? Esse material atinge quem realmente gostaria de estudar ou auxiliar os filhos de forma equilibrada e não tem oportunidade? Quem deseja que os filhos estudem em colégios militares busca o que?

É notório que a maioria das crianças aprovadas não pertencem a uma realidade onde ingressar em um CM seria a sua grande chance de mudar de vida. Quase todas possuem estrutura financeira e familiar suficientes para serem pessoas felizes, capazes e produtivas. Então o que justifica submeter essas crianças a esse processo? A própria vontade delas seria a única justificativa aceitável para mim. Sei que existem crianças com esse desejo, perfil e habilidade, mas o meu material chega nelas? Elas precisam desse meu material? A quantidade de crianças que demanda espontaneamente por esse tipo e ritmo de estudo é muito pequena.

Eu pensava que se pais quisessem usar o material para treinar crianças, submetendo a uma rotina de estudos incompatível com a idade para passar em um concurso eu não teria controle sobre isso, pois eles fariam isso com as minhas provas resolvidas ou outras ferramentas. Eu tentava passar a matemática da forma mais didática e lúdica que eu conseguia e isso poderia criar o gosto pelo estudo como forma de adquirir conhecimento e capacidade de interpretar e resolver problemas. Crianças gostam de aprender e se sentem orgulhosas em vencer desafios por elas mesmas, mas eles devem compatíveis com a idade e com o objetivo de estimular a persistência, dedicação e não para gerar ansiedade.

Atualmente sinto que disponibilizar as provas pode contribuir com algo que eu não concordo e que não submeteria minha própria filha.

O material para o 1 ano também me gera um sentimento similar, porém adolescentes de 15 anos tem mais autonomia e era mais comum que eles mesmos buscassem o material e o desejo de ingressar em um CM era mais genuíno.

Talvez eu continue apenas com o material para o ensino médio, mas a maioria dos que buscavam o blog era mesmo para o 6 ano, normalmente os pais.

O blog tem sempre alguma visita e, se possível, gostaria que deixassem algum comentário sobre os questionamentos que eu levantei. Além de sugerir de que forma esse conteúdo poderia servir melhor a de vocês.

Agradeço desde já a quem contribuir com sua opinião e experiência.

8 thoughts on “O retorno?

  1. Josete Galdino

    Estimada Melissa,
    Entendo e compreendo toda sua fala, acho injusta a forma como se é cobrada para crianças tão novas, penso também que todas deveriam ter um ensino de qualidade e que bons colégios deveriam ter aos montes, cabendo aos alunos escolhê-los.
    Mas sua contribuição esclarece e ajuda àqueles que, assim como eu, buscam um ensino de qualidade para seus alunos. Seu gesto não tem preço e perpetua para centenas de milhares de pessoas que buscam um diferencial que infelizmente a maioria das escolas não proporcionam , deturpando a visão dita no primeiro parágrafo.
    Queria aproveitar seu veículo e te agradecer, caso não dê continuidade ao seu belo trabalho, pois suas explicações ajudam e muito a todos nós. Vou continuar acessando sua página e indicando àqueles que gostam de estudar.
    Um até logo, Josete Galdino, professora de Língua Portuguesa.

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  2. Ana Paula

    Olá melissa,
    Achei seu blog por acaso colocando o nome do meu primogênito no Google. Ele prestou o concurso para o militar no ano de 2013 e agora estou na mesma “saga” com o do meio. Na verdade estava em busca da relação de candidatos que tentaram na mesma época que meu filho pois o do meio me perguntou quantos estavam concorrendo com ele.

    Achei muito válida todas suas questões levantadas, e pertinentes, mas…. não temos controle sobre de que forma as pessoas irão utilizar o material disponibilizado, de qualquer forma, se não acharem no seu blog, buscarão em outra fonte. Então acho que vc deve seguir seu coração.

    Concordo que crianças de 10/11 anos não têm maturidade para enfrentar provas como essas, mas a realidade brasileira é de poucas escolas gratuitas de qualidade. E para isso, temos que passar pelo processo. Já era assim na minha época de criança, há 35 anos atrás.
    Apesar de estarmos enquadrados na classe média, tenho muita ajuda do meu pai, no dia que ele faltar não poderei continuar mantendo meu filho na escola particular, essa é a minha realidade, então, é muito difícil saber a realidade, necessidade e intenção de cada família. Crianças deb10/11 anos não têm maturidade para escolher por um tipo de ensino, se estiverem ” escolhendo ” tenha certeza de que houve uma valorização de discurso da familia para convence la que seria maravilhoso. Pais tomam as decisões pelos filhos quando se trata de rumos de estudo. Nunca gostei de utilizar do “poder parental” para massacrar meus filhos, mas vejo esse ano de preparação como um ano de esforço e preparação. Se não alcançarmos o objetivo pelo menos sairemos com a certeza de que demos uma boa base para ele seguir nos próximos anos.
    Ele não têm obrigação de passar, se for para fazer, que seja da forma mais leve possível.
    Abraços
    Ana Paula

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    1. Paulo Novais

      Continue !!! Muito bom !!! Dou aula para colégios militares e indico sempre esse site !!

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  3. Silvania Pires

    Amo o que vc faz. Tem dois anos que trabalho suas provas com meus alunos . sou muito grata, ano de 2021 foram 8 alunos que passaram para o CMT, em Brasilia, espero que vc continue.
    bjs e sucesso.

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  4. Augusto

    Prezada Melissa, inicialmente, gostaria de te parabenizar pelo excelente trabalho com o blog. Em seguida, gostaria de compartilhar que tenho as mesmas dúvidas e aflições quanto aos impactos que essa competição pela vaga nos CMs podem causar nos jovens de 10 anos, que é o caso da minha filha. No entanto, gostaria de tratar de algumas outras questões.
    Para contextualizar minha opinião, gostaria de dizer que também fui criado por pais concurseiros e, atualmente, sou servidor público. Assim, sei como é o esforço e dedicação para conseguir obter uma aprovação e o quanto isso não significa inteligência.
    Ademais, vi que tem uma filha de 2 anos, é uma época muito boa, mas passa, conforme nossos filhos vão crescendo, aumenta também nossa preocupação para que eles sejam felizes e realizados, inclusive profissionalmente. Por isso, para mim, seu material ajuda muitos pais que desejam ajudar seus filhos a se interessarem pelo estudo e se esforçarem para conquistar conhecimento, independente do resultado no certame.
    Sei que o excesso de competição provocado pelo número reduzido de vagas, pode prejudicar o desenvolvimento emocional/social (não sei bem…) das crianças, mas eu penso que os concursos dos CMs ajudam também a demonstrar que o esforço e dedicação são recompensados. O exemplo do exame, ao meu ver, ilustra que existe aplicação para os conhecimentos desenvolvidos. Eu sinceramente acredito que nosso pais é pobre no tipo de material sincero e de qualidade que você produz, estou falando inclusive dos materiais pagos.
    Não sei se uma criança de 10 anos consegue absorver essa lição. Entretanto, eu acredito ser benéfico expô-la a essa situação de disputa. Obviamente, minha situação é mais “confortável”, afinal minha filha não depende disso para obter uma educação de qualidade.
    Outrossim, eu acredito que são poucas as instituições que buscam educar as crianças para uma vida mais voltada a buscar conhecimento. Vejo muita preocupação com o lazer e evitar o estresse (que realmente é um problema da modernidade). Verifico a mesma situação nos programas de TV e nos milhares de vídeos voltados para o público infantil no YouTube. Não consigo encontrar muito conteúdo voltado para a aquisição de conhecimento e provavelmente esse conteúdo não é muito acessado o que faz com que o algoritmo do YouTube não o indique para outros usuários. Ou seja, qualquer conteúdo voltado a educação é deveras valioso (tipo o filme “O Livro de Eli”)!
    Por fim, desculpe por não ter muito a contribuir para “resolver” a questão, mas não poderia deixar de compartilhar esses pontos que considero positivos em retribuição pela energia que dedicou ao blog.

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  5. Julia

    Minha visão também é de que concurso de ingresso é mais pertinente para o 1º ano do segundo grau. Parabéns pelo trabalhos.

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  6. Maria Adriana Silva Arruda

    Olá como vai? tive dois filhos tentando ingressar no colégio militar no 6 ano sem sucesso; recorria com frequência ao seu blog para entender as questões e tentar ajudá-los com as dúvidas deles. atualmente tenho um filho estudando para o processo seletivo do ensino médio. fico procurando questões desafiadoras para treiná-lo mas é muito difícil para mim. Parabéns pelo seu trabalho e sugiro que não desista de ajudar esses estudantes. Tem muita demanda nessa área.
    um Grande abraço.

    Adriana Arruda

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  7. Rogéria Henriques

    LI atentamente e entendo sua angústia. Porém suas resoluções e postagens ajudam a quem quer conseguir um objetivo e tem dúvidas. Meu filho tirou várias dúvidas e conseguiu passar no CM concurso para 6 ano. Agradeço pela ajuda e torço para que você continue , pois a ele ajudou. Obrigada!!

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